terça-feira, 12 de abril de 2005

Andor Violeta
Este assunto pareceu-me pertinente para o Cão de Guarda e para todos os cães inclusive os caniches.
Ao ver um telejornal qualquer ouvi que a União Zoófila precisa de ajuda para manter os animais que salva do abandono e dos maus tratos que algumas bestas lhes aplicam.Como alguém sábio disse o retrato da sociedade vê-se através da maneira como tratam os seus animais. Ora no meu ponto de vista nós (sociedade) é que somos responsáveis pelos animais que domesticámos , porque os tornamos dependentes de nós sendo assim podemos todos dar uma ajuda para que o sofrimento de alguns cães e gatos seja menor (isto para não entrar em assuntos de preservação da Natureza e das espécies animais em vias de extinção).Parece bem comprar um cão de marca mas parece muito melhor adoptar um que esteja num abrigo ou num canil municipal à espera de ser abatido.A questão dos animais é uma questão que ultrapassa as faixas etárias , os estratos sociais e o grau de literacia , porque fundamentalmente é sim uma questão de boa educação , formação civíca e acima de tudo generosidade e respeito para com todos os seres vivos.Nem tudo é mau, isso é verdade , na rua da minha Mãe lá para os lados de Cedofeita(Porto) as amigas da gatalhada juntam-se ao sábado de manhã no talho da zona para disputar os figados de galinhaque compram para alimentar a bichanada que frequenta os seus quintais , entre elas há uma senhora de 74 anos , viuva que vive com uma reforma de 250€ e a quem o Sr. do talho cortou o fiado , porque ela já tinha uma divída de figados enorme. Num dos sábados em que fui obrigado a acompanhar a minha Mãe para carregar os sacos ouvi a conversa ,em que o homem do talho se justificava por tal acto e ele dizia :-Oh D.Josefa eu tive muita pena mas se ainda fosse para ela comer agora para os gatos... Ela saiu daqui lavada em lágrimas a dizer :-O que vai ser dos meus gatinhos?Fiquei a pensar seria eu capaz de tal sacrifício? Ainda bem que há pessoas assim mas não chega ficarmos à espera que seja o outro a fazer.Por isso vá , vamos todos dar uma ajudinha nem que seja pôr um link.http://www.uniaozoofila.org/ Alto do Bairro das Furnas em S. Domingos de Benfica-Lisboa

Sem comentários: