terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

Amiga do Diabo

O que vou dizer deve estar políticamente incorrecto, porque toda a gente diz o contrário. É mesmo remar contra a corrente. Mas...
Hoje fui a uma farmácia. Simplemente comprar aspirina. Havia várias pessoas à minha frente e era fácil ver as receitas que iam mostrando ao farmaceutico. Nenhuma dessas receitas tinha menos de 3 ou 4 medicamentos e pelos conselhos que ia ouvindo esses 3 ou 4 seriam para as mesmas mazelas: "Ponha esta pomada à noite e esta pílula é para depois das refeições; o comprimido é logo ao acordar e este líquidozinho se tiver muita comichão" por exemplo. (confesso que inventei mas o estilo é mais ou menos este) A pessoa tinha uma alergia e procurava alívio. Certo, não é?
Então porque é que a saúde mental tem tão má fama?! Estou cansada de ouvir "está encharcada/o em drogas! foi ao psiquiatra e parece um zombi". Quando vou saber o que é, na maioria das vezes é uma depressão tratada com um ansiolítico e um antidepressivo. Duas drogas complementares. E que, obviamente, se são fortes demais para o doente ele deveria informar o médico para alterar a medicação! Porque das duas uma: ou é demasiado forte, como tratar uma constipação com antibiótico de 4 em 4 horas, e o médico deve acertar o diagnóstico, ou é o medo da droga em si que faz ver tudo com cores muito escuras.
Porque é que a alergia precisava de 4 drogas? Esse doente estava encharcado em pomadas?Porque há tanto receio da psiquiatria? Mas devo ser eu que estou enganada porque, como disse ao princípio, toda a gente pensa ao contrário.
M.L.

Sem comentários: