sábado, 17 de julho de 2004

Marlboro Sarajevo

Ivo T. era e ficou comunista ... com um cravo vermelho no bolso ... como se estivesse esquecido que o 1.º de Maio já não se festeja ... faz de conta que não vê nem ouve, e quando tem mesmo de ver, responde com um emblema bósnio, um manguito.
Em sessenta e qualquer coisa elegeram Ivo T. para presidente da câmara. Chegava ao trabalho de bicicleta, como quem não quisesse distinguir-se dos operários. Tinha sempre as marcas das molas nas calças e a marca do assento atrás ... Este Tristac também o tinha comprado para ajudar a indústria nacional, e não como alguns que compravam Mercedes e ajudavam o capitalismo. Não passou nem um mês, Ivo T. demitiu-se ... Contava depois que não podia com criminosos.
...
E quando Tito faleceu, Ivo T. fechou-se no quarto e até à manhã seguinte bebeu um litro de gin ... E quando no funeral todos aqueles presidentes se levantaram enquanto baixavam Tito ao túmulo, levantou-se Ivo T. também. As lágrimas corriam-lhe enquanto se ouvia A Internacional.
... «Na minha casa o Natal não se festejará. Eu decidi-me uma vez por todas e não quero fazer como alguns. Lá fora é comunista, mas em casa parece a Catedral de Zagrebe» ...
Ivo T. dava-se bem com todos excepto com os ladrões ...


Sem comentários: