quarta-feira, 26 de abril de 2006

Baseado em Factos Reais. !Cuidado: Contem Humor!

Há coisas que nunca me tinha lembrado, muito menos pensar se seriam possíveis ou impossíveis. Depois de ver um porco a andar de bicicleta, um pombo a suicidar-se, um transexual perguntar-me onde eram as finanças e um determinado indivíduo a cantar Grândola Vila Morena, achei que mais nada me surpreenderia e tinha finalmente atingido a puberdade. Mas, estava enganado, nada me preparou para o que assisti hoje na TV.

No programa Opinião Pública da Sic Notícias, sobre um assunto relacionado com um relatório do SIS (a notícia). Uma mulher enquanto via telefone dava sua opinião, conseguiu por os termos: skinheads, nazis, nacionalismo e ANARQUIA, na mesma (curta) frase, e como sinónimos.

Ri-me angustiado/indignado/maravilhado pela inspirada frase e fiquei a olhar para os pulsos; o David que dormia, acordou, cuspiu a chucha a uma distância recorde (25 polegadas), berrou furiosamente e bolsou-se todo.

Não guardo ressentimentos da inspirada mulher, até a admiro. Por isso, como sei que ela vem hoje ás 3AM a este blog, deixo-lhe aqui uma definição (curta) do Anarquismo.

Anarquismo é uma palavra que deriva da raiz grega αναρχία an (não, sem) e archê (governador) e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica, defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

A própria definição adoptada pela maioria dos dicionários, mostra a deturpação etimológica que a palavra anarquismo sofreu durante o tempo.

Uma das visões do senso comum sobre o tema é na verdade o que se considera "anomia", ou seja, ausência de leis. O anarquismo não se relaciona com a prática da anomia. Os anarquistas rejeitam esta denominação, e o anarquismo enquanto teoria política nada tem a ver com o caos ou a confusão.

Grupos distintos têm compreensões diferentes quanto à abolição dos governos e à organização social que disso resultaria.

O anarquismo busca a total liberdade do indivíduo e da comunidade, para conseguir se baseia nos seguintes princípios: Anti-Autoritarismo, Humanismo, Acção Directa, Apoio Mútuo.

BMC

Sem comentários: