sexta-feira, 20 de agosto de 2004

a Europa Social

o maior alargamento da história da União Europeia, ocorrido a 1 de Maio, será/ia porventura o seu maior desafio e a sua mais ansiada oportunidade. a perspectiva duma Europa do Atlântico ao Bósforo, e do que revelará em termos económicos e sociais, procurando dar resposta aos desafios transversais que a Cimeira de Lisboa agendou para esta década, no sentido de tornar a União Europeia a mais dinâmica e competitiva economia, criando emprego e garantindo um desenvolvimento social e ambiental sustentáveis, pareciam desafios ambiciosos e fascinantes.

mas com as eleições europeias de Junho chegou um novo presidente da comissão, que “considera difícil que a União Europeia a 25 consiga alcançar o objectivo de se tornar na economia mais competitiva do mundo em 2010. Por isso, vai propor aos Estados-membros a alteração da data.” (TSF). da data? mais importante será o relançamento das políticas sociais, designadamente pela articulação e acompanhamento da estratégia europeia de emprego, dos planos nacionais de acção para a inclusão e da coordenação aberta da política europeia de pensões, entre outras não menos exigentes missões.

ou será que quando o “antigo primeiro-ministro português considera que a opinião pública está agora mais preparada para aceitar reformas e garante que, actualmente, existe uma maior consciência para os problemas da competitividade económica”, se prepara para uma maior flexibilização, sem segurança, da Europa Social?


Sem comentários: