sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

Um comentário anti-climax

Atrevo-me a dizer que o jogo de 4ª feira frente ao Manchester United foi um daqueles jogos em que tudo correu bem ao Benfica. E explico o que quero dizer com o "tudo correu bem":

1 - jogaram o último jogo do grupo em casa contra uma equipa do velho futebol inglês (4-4-2, futebol directo, defesa fraca, praticamente sem rotinas de segurar o jogo a meio campo - i.e. com todas aquelas características que fazem com o que o Chelsea seja o paradigma do ditado "em terra de cegos, quem tem um olho é rei" embora reconheça que o Chelsea até tem dois olhos...)
2 - sofreram um golo muito cedo, dando tempo mais que suficiente para dar a volta ao resultado
3 - marcaram o 1º golo pouco tempo depois de estar em desvantagem num lance em que o cruzamento do Nélson passa debaixo das pernas do lateral do ManUtd. Admito que o gesto técnico do Geovanni foi do melhor que lhe vi fazer desde que chegou a Portugal, mas era tão improvável que imagino que nenhum adepto do Benfica (tirando talvez o dos quinje-a-jero dos Gato Fedorento) acreditasse antes do jogo que o gajo poderia fazer tal coisa.
4 - Marcaram o golo da vantagem ainda antes do intervalo num remate de fora da área que ressalta num defesa adversário. E fê-lo pelo gajo mais improvável (acho que nem mesmo o dos quinje-a-jero apostaria que o Beto iria marcar um golo neste jogo)
5 - O Alex Ferguson é o treinador mais teimoso e burro que eu conheço (I). Pôr o C.Ronaldo a jogar pelo meio quando o Benfica tinha numa das laterais um defesa não rotinado no lugar, não lembra mesmo a ninguém.
6 - O Alex Ferguson é o treinador mais teimoso e burro que eu conheço (II). Jogar contra uma equipa que tem dois bons centrais altíssimos (admito que foram os melhores em campo, juntamente com o Petit) numa táctica de cruzamentos para a área assim que passam do meio campo, é mesmo de um "iluminado". Acho que só mesmo o Peseiro se equivale ao ferguson com a táctica que utilizou frente às torres do Halmstaad
7 - O Alex Ferguson é o treinador mais teimoso e burro que eu conheço (III). Tirar um desequilibrador nato como o C. Ronaldo para pôr um coreano medianíssimo que só foi contratado para vender umas camisolas no mercado asiático não lembra ao diabo. Enfim, admito que aqui o escocês tenha bebido um pouco da "sapiência" do Queirós (ainda não me esqueci daquela "fantástica" substituição no jogo dos 3-6 em que o professor donuts tirou o Paulo Torres para pôr o Pacheco)
8 - O Giggs está a anos luz do que lhe conhecemos e o Nistelroy deve ter andado a ver uns vídeos do Nuno Gomes a atacar

Penso que estes 8 argumentos são mais que suficientes para explicar a minha tese do "tudo correu bem"

Acrescento ainda que a vitória do Benfica não me surpreendeu. Na tarde de 4ª feira, num mail para uns amigos benfiquistas que muito prezo, escrevi o seguinte:
"Normalmente os bifes são tenrinhos. Por isso, apesar das lesões, acho que ainda têm hipóteses. Vejam que o SCP, apesar do Peseiro, conseguiu eliminar 3 o ano passado". Se eu acertasse assim no Euromilhões...

Ainda assim, aqui ficam os meus parabéns mas, para finalizar, só vos quero dizer para não embandeirarem em arco e para terem alguma humildade pois o Manchester esteve fraquinho demais para se poder dizer que o jogo de 4ª foi um grande feito. Esses epítetos ajustam-se bem a jogos tipo o SCP 5 - Man Utd (do Best, Bobby Charlton & ca.) 0 da Taça das Taças de 63/64 (estou certo que os benfiquistas se lembrarão de jogos análogos e portanto escuso-me a enunciá-los) mas não a este. Parece-me que discursos do tipo "Quem vier, morre!" só vêm em desprimor dos adeptos do Benfica - é mesmo de quem considera os adeptos do clube como uns acéfalos que nada percebem de bola, i.e. adeptos tipo quinje-a-jero

Tenho dito!

PS - Com a maré de sorte com que andam, ainda vão apanhar o menos forte dos possíveis adversários - o Arsenal - mas com um Thierry Henry a passar na brasa pela defesa do Benfica, parece-me difícil safarem-se para lá dos oitavos.

Miguel Alves

Sem comentários: