quarta-feira, 27 de agosto de 2003

Florida ballot (1)* :-


Com o intuito assumido de sensibilizar o povo português para as novas tecnologias da informação e de contribuir para a modernização do nosso sistema eleitoral, o Cão de Guarda disponibiliza, a partir de hoje, um sistema de QuickVote à lá CNN.com.

Obviamente que a primeira pergunta não poderia ser outra, senão aquela que tentasse identificar as preferências caninas dos leitores do Cão de Guarda. Os candidatos a votação são de natureza fictícia e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.

Como nestas coisas da tecnologia o que conta é a máquina e não o humano, o sistema só aceita um voto por endereço IP, que é quase o mesmo que dizer «um voto por computador». Contudo, isso está longe de implicar que o assíduo e adepto leitor do Cão de Guarda não possa exercer o seu direito e dever mais do que uma vez. Longe disso. De facto, para o fazer, basta que tome de assalto os computadores dos seus amigos e inimigos e que expresse, com a ajuda dos ratos deles, todo o seu potencial de expressão democrática. Assim, não só votará mais do que uma vez, como conseguirá bloquear qualquer tentativa de voto nesse computador por parte de outra pessoa.

Os resultados desta sondagem serão cientificamente analisados por um especialista em estatística e jornalista licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. [O gajo é meu amigo e eu, por vontade própria, estou a pagar-lhe uma avença de 1500 euros/mês com dinheiros da Câmara Municipal de Oeiras. Faço-o só porque me apetece e ai de quem me chatear com perguntas sobre o assunto. Qualquer semelhança com o caso do amigo do Isaltino é fruto do acaso.]

* O título desta nota foi alterado de "Vota online!" para "Florida Ballot (1)" por motivos de consistência futura (nada que tenha a ver com memória futura).

Sem comentários: