sábado, 16 de agosto de 2003

Relatórios públicos só para alguns :-


Há alguns meses, foi publicamente anunciado, pelo ministério do ambiente, o resultado de um estudo elaborado por académicos portugueses, no qual se colocava em causa a decisão do ex-ministro do ambiente, José Sócrates, em proceder à co-incineração dos resíduos sólidos perigosos produzidos e acumulados, ao longo de décadas, pela indústria portuguesa.

Cedo, os opinion makers da nossa praça vieram declarar José Sócrates como o grande derrotado da evidência científica. Contudo, muito pouca gente teve acesso a esse relatório, e o que deveria ser de natureza pública acabou por circular, exclusivamente, nos meios de acesso restrito a assessores de ministro e directores de jornal. Produziram-se, nos pasquins dos últimos, as afirmações suficientes para educar o público; e foi assim, uma vez mais, que o Estado português achou que estava a comunicar com os cidadãos.

Entretanto, o relatório parece não existir ou, pelo menos, não é de acesso evidente. E os resíduos sólidos perigosos continuam sem ser tratados.

Sem comentários: