domingo, 24 de agosto de 2003

Às moscas na segunda circular :-


Durante alguns meses, a segunda circular de Lisboa, entre Benfica e o Campo Grande, terá tido a maior densidade de estádios de futebol do mundo. Enquanto se construiam dois novos, deitavam-se abaixo outros dois. Os primeiros, erguidos à luz de decisões que violam as mais básicas regras de planeamento e de bom senso; os segundos, deitados abaixo fazendo fé na segunda lei da termodinâmica.

Ontem, foi o primeiro jogo oficial no novo estádio-centro-comercial de Alvalade. Com uma capacidade para 55 mil pessoas, o jogo Sporting-Belenenses não conseguiu atrair mais de 30 mil almas. Um autêntico fiasco.

Poucos jogos, ao longo deste campeonato, terão as caracterí­sticas que o de ontem teve. Um primeiro jogo oficial, por si, deveria ser suficiente para encher Alvalade. Além disso, não foi o Moreirense de Moreira de Cónegos que ali foi jogar, mas o Belenenses de Belém, que só no bairro da Ajuda deve ter adeptos suficientes para encher a bancada norte.

Talvez o Benfica, o Porto, ou ainda uma equipa maior das competições europeias, consiga trazer mais gente a Alvalade, mas não se pode esperar muito mais do que o que ontem se viu. E não vale a pena dizer que o jogo com o Manchester encheu, porque o Manchester não joga na Liga do Major Valentim.

E agora, multiplique-se tudo isto por um factor de dois. É que uns kilómetros mais a oeste, há outro gigante a erguer-se. Contas feitas, os 120 mil lugares dos dois estádios irão estar ocupados por pouco mais de 20 mil pessoas durante duas horas por semana.

Às moscas, portanto.

Sem comentários: