quarta-feira, 23 de agosto de 2006

[ anti-blog ]

Quarta-feira, 23 de Agosto de 2006
Proposta do [ anti-blog ] - aditamento
Em aditamento á proposta original cumpre-me informar das disposições seguintes:
Este blog passa, a partir de agora, a ser um blog burguês. Como tal, inicia-se esta assumpção com a criação de uma nova categoria, a blogleft, sinónimo evidente de que o escriba deste espaço é homem de esquerda ma non troppo, que é como quem diz, chamem-me o que quiserem menos comunista, conservador ou liberal [social, neo-liberal, anarco-capitalista...]. Passa a sê-lo porque os artigos de opinião deverão, grande parte das vezes, ser considerados como tal, de esquerda e, assim, passarei também a ser o dono dos únicos blogs portugueses a ostentar essa etiqueta.
Como tal, passará também a ser utilizada a categoria opinião que, como indica, expressará as opiniões do escriba acerca desta ou daquela matéria. Escusado será dizer que tais artigos brevemente serão considerados referência obrigatória de todos os que queiram sentir-se iluminados por uma visão nítida e especialmente inteligente do mundo que os rodeia e do outro não visível.
O escriba utilizará este blog numa tentativa de ultrapassar o seu próprio prazo de validade. Conquistará a imortalidade mediante o recurso à pré-datação de artigos que, conforme permite o SAPO, serão apenas publicados na data escolhida. Para tal, o escriba irá inaugurar a categoria autópsia que, como o nome indica, tratar-se-á do estudo post-mortem daquilo que o cadáver foi em vida. A causa de morte encontrada será a usual, a vida. Este post será o primeiro e a sua data para a categoria autópsia será a de 23.08.2036 e não poderá ser visto antes dessa data. Esperemos que nessa data ainda existam blogs...
O escriba, com este post, conta ter alcançado um número suficiente de "outbond links" para se fazer notar e aguarda o pagamento de uma avultada quantia em dinheiro por parte da wikipedia.

[ categorias ]:
[ cjt ] às 08:11 link do post comentar adicionar aos favoritos
Blogosfera - Que estatuto? I
No Blogger, que continua a ser o aparelho mais representativo da blogosfera, encontra-se de tudo um pouco. O seu sistema de procura é inegavelmente eficaz e permite-nos, por cada assunto que queiramos estudar, encontrar milhentas oportunidades de leitura dos mais variados tipos de blog.
Hoje digitei por lá a palavra "blogosfera" e obtive alguns resultados curiosos. Ficam por cá alguns.

"No decurso do último ano escrevemos cerca de uma dezena de reflexões sobre a blogosfera e as suas relações com o jornalismo clássico que lhe pretende bloquear o caminho, marginalizando-a, mesmo tratando-se de actividades que poderiam funcionar mais eficientemente se operassem de forma complementar, e
não, como fazem os media clássicos (por medo e arrogância pessoal e intelectual), recorram ao bloqueio, à omissão da fonte donde esbulham informação e análise - comportando-se com uns verdadeiros cowboys do far-west em pleno III milénio, o que é inaceitável e viola todas as regras deontológicas."
[ Rui Paula de Matos @ Macroscópio ]

"Há uma semana, um post inofensivo no blogue Jornalismo e Comunicação deu azo a uma enxurrada de agressivos comentários anónimos. Julgo que o caso – um entre tantos outros – justifica uma reflexão sobre a proliferação do anonimato na blogosfera.Em termos genéricos, não me faz espécie que um cibernauta comente sob a égide do anonimato. Está no seu direito, até porque os fornecedores do serviço como o Blogger disponibilizam aos promotores de diários digitais ferramentas suficientes para, se assim o entenderem, barrarem o acesso aos comentadores não identificados.
[...] Intrigam-me, porém, os motivos que levam alguém a abdicar da identidade para comentar. No exemplo acima citado, o anónimo mais agressivo argumentava pomposamente que “cada vez é mais evidente que não estamos num país isento de represálias (em particular vindas de grupos e coorporações [Sic]). Universitários e CS podem dar uma mistura explosiva.”Sinceramente, duvido da bondade deste tipo de motivação."
[ Gonçalo Pereira @ Ecoesfera ]

"Eu gostava de dizer que não tenho escrito nada porque estou de férias num qualquer lugar espectacular onde há praia todo o dia e festa toda a noite, mas infelizmente, não.Não tenho actualizado o blog porque estou outras vez a fazer horas extras com fartura, turnos de 12 horas. Pelas minhas contas nos últimos 15 dias trabalhei 128 horas, fora os momentos que la passo que não contam para a estatística. O que vale é que realmente gosto do que faço :-).Espero voltar a ter tempo para ter uma vida pessoal dentro de momentos."
[ Francisco Ferreira @ Francisco Ferreira (na blogosfera) ]

"Na blogosfera como no sul do Líbano: Se estás fodido respira fundo e atira mais um rocket."
[ Luis @ Fenix ]

"Recentemente tenho percepcionado um evento recorrente na blogosfera, este prende-se com o facto de as pessoas já não terem ideias originais no seu frasquinho de maionese por cima dos ombros.Quer dizer... todos sabemos que já não há ideias originais, já foi tudo feito antes... Ou será?Será que assim é? Será que assim foi? Será que assim será?
[...] Existe uma forma de plágio bastante irritante, que consiste não em plagiar o original e retirar todas as referências ao original, mas plagiar o original e deixar todas as marcas identificativas. Cria-se assim um meio plagiar, quase um tributo (porque o plágio é a forma mais sincera de elogiar algo, já dizia a minha avózinha antes de ser comida pelo lobo), mas
um PLÁGIO!Existe ainda o plágio tímido, muito apreciado pelos bloggers do wordpress com o seu trackback (ou sistema identificativo de plagiadores como eu gosto de lhe chamar)."
[ "Parvo na Cadeira" @ O Factor F ]

Haveriam muitos outros mas irei ficar por estes, que sendo interessantes, servem de mero exemplo como muitos outros serviriam. Não são, por isso, escolhidos por algum atributo especial que não seja o de ilustrarem bem o que a seguir se fala.Antes de passarmos ao assunto Blogs de Opinião no capítulo de Motivações Básicas, gostaria de ver reflectida aqui a mais completa definição da blogosfera. Podemos ver nos exemplos acima as mais diversas e divergentes concepções do que se trata, na realidade, este meio de divulgação. Não será errado tomar como afirmação certeira e bem esclarecedora a que Luís nos propõe:

Na Blogosfera como no Sul do Líbano: Se estás fodido, respira fundo e atira mais um rocket.
[ categorias ]:
[ cjt ] às 08:10 link do post comentar ver comentários (2) adicionar aos favoritos

Sem comentários: