quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Um post verdadeiramente original

Nunca partilhei o triste desígnio dos que, mantendo um blog público, teimam em afirmar que "escrevem apenas para eles próprios". A coisa é pública e exposta. Se querem escrever para eles próprios têm bastantes opções que vão desde o bloco de apontamentos em papel até às folhas guardadas no disco rígido do computador ou blogs de foro privado.
Também sempre fui céptico quanto à possibilidade da existência de originalidade na blogosfera. Aliás, sou céptico em relação à originalidade e aos próprios blogs.
Talvez seja por isso que os faço. Um misto de desmistificação da originalidade e de delacção do verdadeiro sentido disto tudo. O mais interessante é que gosto de o fazer, sinto-me, aliás, "preso" a esta coisa dos blogs.
Tenho criado diversos blogs, alguns deles comunitários [à semelhança do "Cão de Guarda"] e todos eles têm uma actividade comum à maioria dos restantes. Por ali se escreve o que se quer, por ali se transcreve o que lhes dá na real veneta. Casos do "Autópsia da Decadência", do "Argumentum ad Ignorantiam", do "Paralelas Divergentes", entre outros comunitários, ou do "A Grande Fábrica de Vento" que é quase totalmente dedicado à transcrição comentada de artigos próprios e de outrém.
Não vejo grande mal na transcrição de artigos meus, se eles são originais meus. Não vejo grande mal na transcrição de artigos de outros se estes estão devidamente assinalados e se servem de mote a um comentário. É uma opinião e deve ser fundamentada.
Ao criar este post estou a criar nada mais que um resumo do que se tem escrito pelo Anti-Blog, entre outros. Qual a originalidade? Em vez de originalidade obtém-se apenas uma descrição nebulosa dos argumentos que, a quererem ser visionados, irão dar o desnecessário trabalho de acesso ao link e à provável despesa de mais um download.
Sob este ponto de vista, considerava o "Cão de Guarda" uma porta aberta à divulgação dos trabalhos dos que por lá passam [porque, de uma forma ou de outra é a motivação principal destes] e uma iniciativa louvável.
Lamentavelmente a minha intervenção neste blog provocou o afastamento de escribas habituais e de audiência pelo facto de transcrever os meus originais na íntegra ou as notícias e opiniões que considero relevantes para a actualidade, conforme me foi comunicado. Foi uma intenção frustrada e que não tornará a repetir-se.
Creio que devo pedir desculpas pelo facto e esperar que este meu primeiro "post original" seja um sinal de que tudo regressará à normalidade por aqui.

Sem comentários: