terça-feira, 2 de setembro de 2003

11'09''01 - September 11 :-


11'09''01 é uma manta de retalhos cinematográfica. São 11 produções independentes, cada uma com a duração exacta de 11 minutos e 09 segundos. Relata-nos 11 visões diferentes sobre o mesmo acontecimento: o 11 de Setembro.

Mostra-nos a sua relativa importância junto de um grupo de crianças afegãs refugiadas no Irão; ou ainda, o impacto que teve junto de membros da liga das mulheres de Sebrenica, na Bósnia-Herzegovina.

É cómico - e trágico -, quando retrata a aventura de 5 rapazes à procura de Bin Laden, que julgam ter visto a passear-se pelas ruas da sua cidade natal, no Burkina-Faso.

Dá-nos a conhecer um manifesto político sobre liberdade e justiça, através de uma carta escrita por um chileno - refugiado em Londres - ao povo americano, relatando os acontecimentos de terça-feira, 11 de Setembro, ... de 1973, no Chile.

É intensamente gráfico, segundo a produção mexicana.

Tem o seu expoente máximo através de Sean Penn: uma extraordinária metáfora sobre percepção e realidade. Sobre os mundos revelados pela luz projectada - com a queda das torres do World Trade Center - em sítios onde antes havia sombra.

Penso que em Portugal ainda só é possível vê-lo em festivais de cinema e vídeo. Mas vale a pena estar atento.

Sem comentários: