segunda-feira, 15 de setembro de 2003

O bailado de Isabel (1) :-


15 de Setembro 17:00
categoria 3 (ventos de 200 km/h)
25.6N 70.0W
13 km/h NW


[hurricane Isabel 01]
[crédito da fotografia: NOAA]

Desgraçadas borboletas! Ao que tudo indica, o Isabel vai chegar à costa este dos EUA lá para quinta-feira à hora de almoço. Embora tenha perdido potência nos últimos dias, não deixa de ser preocupante saber que o fará com ventos próximos dos 200 km/h. E, infelizmente, vai fazê-lo num dos sítios mais bonitos e frágeis da costa este norte-americana: os Outer Banks, na Carolina do Norte.

Por lá, ainda há praias extensas e selvagens; e tartarugas gigantes. Os Outer Banks são a terra de pescadores bravos como já há poucos. E são o cemitério de barcos do Atlântico - o Vera Cruz VII afundou lá em 1903 e o Oriente quatro anos depois. Na lindíssima vila de Ocracoke, viveu o pirata Barba Negra até ao dia em que foi morto a mando do governador inglês da Virgínia. Os Outer Banks são uma terra do mar. E como todas as terras do mar, são uma terra frágil.

De todos os sítios onde Isabel poderia terminar o seu bailado, os Outer Banks são o que menos o merecia. Por serem únicos. Pode ser que ao se aproximar, Isabel se aperceba da sua singularidade. E decida então ir terminar o bailado nas profundas àguas do Atlântico.

Sem comentários: