quarta-feira, 17 de setembro de 2003

O bailado de Isabel (3) :-


16 de Setembro 23:00
categoria 2 (ventos de 180 km/h)
28.5N 71.7W
11 km/h NNW


[hurricane Isabel 03]
[imagem: Earth Observatory, NASA]

A intensidade dos ventos parece ter diminuido consideravelmete nas últimas horas, embora se espere que possa vir a aumentar novamente, antes de Isabel chegar a terra na tarde de quinta. Tudo depende da forma como decorrer a interacção entre duas massas gigantes de ar: aquela associada ao furacão e a da corrente de ar quente do Golfo que é presença constante, durante o verão, na costa este norte-americana.

O estado de emergência foi hoje à tarde declarado pelo Governador da Carolina do Norte. Cerca de 100 mil pessoas já foram evacuadas dos Outer Banks e outras tantas poderão vir a sê-lo a qualquer momento. Há zonas em que a evacuação é obrigatória e outras em que ainda é voluntária.

Hoje tínhamos à porta de casa, uma folha impressa com uma série de instruções e regras de como proceder no caso de o furacão atingir fortemente esta zona. Perante o cenário pouco provável de termos que evacuar, já sabemos que nos virão bater à porta para zarparmos em direção a Oeste. O depósito do carro já está cheio.

Todos estes "preparativos" são feitos com uma enorme serenidade e apoiados por uma impressionante rede pública de gestão de informação e de decisão. Enganam-se muito os que pensam que não existem estruturas públicas eficientes nos EUA. Sobre isto, escreverei um dia mais tarde. Há muito para se dizer sobre o assunto. Muito, mesmo.

À tarde comprámos alguma comida enlatada e várias garrrafas de àgua - os garrafões de um galão já estavam esgotados. A isso juntámos uma garrafa de Merlot tinto da Califórnia e 250 gramas de um paio único. Não há nada como uma tarde de chuva intensa a meio da semana. Já só falta escolher o CD. Legião Urbana? ...

Sem comentários: