terça-feira, 9 de setembro de 2003

Gatos de Schrödinger (2) :-


Ora aqui está uma excelente forma de pôr esses processadores Pentium a laborar em nome da Humanidade.

A ideia é simples: Os modelos que descrevem as alterações climáticas na Terra são matematicamente muito complexos. De tal forma complexos, que é necessário recorrer aos mais rápidos supercomputadores do mundo para os resolver.

Só que estes, para além de terem que resolver as horrorosas equações diferenciais dos modelos, têm também que analisar os dados referentes às milhentas observações de indicadores climáticos que são feitas diariamente lá em baixo (cima?) na biosfera. E isto é muito penoso, mesmo para o mais rápido supercomputador do mundo.

Por outro lado, os muitos milhões de computadores pessoais deste planeta passam a maior parte do tempo a vegetar. Quer dizer, ler um post no Cão de Guarda não é propriamente vegetar, mas também não exige assim tanto esforço como isso ao Pentium-zinho que por aí têm.

Pois bem, seguindo a ideia original dos caçadores de extraterrestres (SETI) e inspirados pelo sucesso de muitos outros projectos, os tipos das alterações climáticas lembraram-se de pedir ao mundo para utilizar os PCs de cada um de nós na análise dos Gigabytes de informação que eles andaram a recolher por esse planeta azul fora.

O lançamento público da coisa é só dia 12, mas por aqui pode-se ir aprendendo mais.

Sem comentários: