quinta-feira, 18 de setembro de 2003

O bailado de Isabel (4) :-


18 de Setembro 11:00
categoria 2 (ventos de 160 km/h)
34.4N 75.7W
28 km/h NW


[hurricane Isabel 04]
[imagem: The Weather Channel]

Os furacões são fenómenos muito previsíveis. Mas, mesmo assim, não deixa de ser interessante constatar quão precisa foi a previsão, avançada há 5 dias, de que Isabel iria chegar à costa da Carolina do Norte na tarde de quinta-feira.

Os furacões - também chamados de tufões ou ciclones, noutras regiões do mundo - são fenómenos de larga escala temporal e espacial. São gigantescas massas de ar que se formam nos oceanos e se vão alimentado, ao longo de vários dias, das correntes quentes dos trópicos, até perderem toda a sua energia ao interagirem com as massas continentais.

Essa larga escala temporal e espacial torna-os objectos poderosos, mas "domesticáveis" - têm um enorme poder de destruição, mas é possível prever com grande antecedência o seu comportamento. E isso é um ponto a nosso favor.

Ao contrário, os tornados são fenómenos de pequena escala temporal e espacial. Pequenas perturbações locais na atmosfera, levam à formação de tornados, os quais nunca duram mais do que umas dezenas de minutos, e não se propagam por mais do que alguns kilómetros. Com ventos que podem atingir os 500 km/h (os de um furacão nunca passam dos 250 km/h), os tornados são fenómenos temíveis devido à sua imprevisibilidade.

A Natureza é uma coisa curiosa. Imagine-se um fenómeno com a dimensão de um furacão e a imprevisibilidade de um tornado. Ou um vírus contagioso como o ébola, mas com um período de incubação igual ao do HIV. Ou, ainda, um animal com a capacidade reprodutora de uma tartaruga gigante e "armado" com uma inteligência humana.

Às vezes, fico com a impressão que o "Anthropic Principle" faz todo o sentido.

Sem comentários: