terça-feira, 9 de setembro de 2003

The day after :-


Nenhum discurso de George W terá tido um impacto tão negativo junto dos norte-americanos, como o de ontem à noite.

Pela primeira vez, os nove candidatos às primárias do Partido Democrata foram unânimes em criticar a administração Bush na gestão da crise do Iraque. E, também pela primeira vez, a crítica parece estar a ressonar muito bem com uma cada vez mais ansiosa sociedade norte-americana.

Diz-se que são "pornográficos" os 87 mil milhões de dólares que o Presidente está a pedir para continuar a “guerra ao terrorismo”. Ainda para mais, quando comparados com o completo desinvestimento em matérias internas delicadas.

Diz-se, também, que o falhanço total por parte da diplomacia norte-americana na construção de uma rede de apoio internacional à gestão da crise do Iraque, irá penalizar os Estados Unidos por longos anos. Claro que por cá ninguém acredita - nem nunca acreditou - que Inglaterra e Estados Unidos possam ser consideradas uma força multinacional. E nem com os GNR portugueses à mistura se deixará de pensar em unilateralismo.

Diz-se tudo isto na rádio, nos jornais e na internet; e sente-se um cheirinho no ar a complicações lá para os lados do conservadorismo republicano.

Exclusivamente por curiosidade, transcrevo algumas das coisas que ouvi nos corredores durante o dia de hoje:
«Was he on TV?"
«I have to remember to vote next time.»
«I swear I saw the strings coming out of his arms...»
«He makes use of a language nobody understands.»
«If this country was a business, he would be in jail.»
«$87 billion more? For what?»
«I'm glad I didn't listen to it.»

Sem comentários: