terça-feira, 13 de abril de 2004

"Como são diferentes os Blogs em Portugal"

Uma coisa que li por aqui parece-me ser aqui lá para baixo onde diz "os blogs são uma feira de vaidades" fez-me reflectir neste fenómeno dos "nossos" blogs. Nesse post a Gin dizia que tinha pedido ao filho de 17 anos para a ajudar a criar o blog e ele lhe respondeu qualquer coisa do tipo "Blogs? Essas coisas para uns tipos preguiçosos e convencidos que não querem participar em chats, porque aí são um entre muitos? Não me interessa nada.". A frase chamou-me a atenção porque tenho encontrado esse tipo de reacções negativas em gente muito novinha ou, por outros motivos, em pessoas mais idosas.
Os muito jovens não entendem, nem querem entender, o que é um blog. A comparação com o chat, que já tenho ouvido mais vezes, revela isso mesmo. Ora um chat é um chat e um blog é um blog. Não pretendo criticar os chats, podem ter a sua graça embora, conversa por conversa, prefira ao vivo e a cores. Para mim não há nada com uma conversa entre amigos, vendo as expressões, ouvindo o tom de vós, com o calor que a presença viva transmite. É outra animação, gosto muito e nunca abdicarei. Mas a frase do filho da Gin, tenho-a ouvido num tom desdenhoso e trocista que me surpreende. Porquê esse desdém? Sentirão a existência dos blogs como uma imitação falsa do seu modo de comunicar?
Do lado dos mais velhos, aderem com muito mais facilidade a este esquema, mas custa-lhes um bocado participar com comentários. Tenho alguns amigos que me vêm aqui ler (e sei-o porque depois fazem referências a coisas que disse) mas nunca escrevem nada. Quando faço esse reparo justificam" Não sei o que hei-de dizer..." como se fosse necessário um grande discurso, que nem a caixa de comentários comportava!
Por outro lado, parece-me que este caso, com a dimensão que cá tem,só mesmo na nossa terra. Um pais tão pequeno com milhares de blogs a funcionar! Tenho amigos na América do Sul ou na Dinamarca e, pelo que dizem, o fenómeno aí nem tem quase expressão. Ouviram falar, mas vagamente. Dá que pensar, não é? O que é que existe em Portugal que é diferente dos outros (sem ser o Barnabé)? Lemos menos jornais? Não vamos tanto ao pub? Queremos trocar informações, mais do que os outros? Gostamos de falar de nós mesmos?
Questões a que não sei responder.
M.L.

Sem comentários: