sábado, 3 de abril de 2004

Escolhas

Quando se passa por uma feira mesmo de rua, ou se vai à praça, há um pregão que se ouve com frequência: “É barato e podem escolher!” ou variantes da mesma mensagem que também se vêem nos saldos mas surgindo sempre como ideia-força essa grande informação: PODEM ESCOLHER!
Desde sempre que esta frase me irritou. Porque nos é dada como uma vantagem, um prémio, tipo “vejam que bom, este produto é útil, de boa qualidade, barato, e podem escolhê-lo”. E penso de imediato: “Era mesmo o que faltava! Então não havia de poder escolher?!” Para já, a primeira de todas as opções que é - escolher não o comprar. Bem, eu creio que o que está em causa é mais uma questão de português, o que eles querem dizer é que existe *variedade*, há camisolas com vários padrões, hortaliças ao molho ou à peça, por aí a fora. Calculo eu.
Mas a frase está lá, a beliscar o meu direito a escolher. E esse direito é um dos que eu menos abdico. Acho que define todo o meu comportamento e a minha vida. Toda a vida é feita de escolhas, por vezes dia a dia, ou até minuto a minuto. Escolho os meus amigos, escolho o tipo de vida que prefiro, escolho o que como, as horas que durmo, as minhas prioridades. E sobretudo escolho que não escolham por mim!
Dito assim, o que acabei de escrever soa a uma insuportável arrogância. Sei bem que há escolhas impossíveis. Se fiquei desempregada, não posso “escolher” arranjar outro emprego num ápice. Se estou doente não posso “escolher” ficar boa. Agora posso e devo, lutar, e não cruzar os braços. Essa atitude já é uma escolha.
Acredito do fundo do coração no livre-arbítrio. Gosto de conselhos, mas sigo os que me agradam – detesto que mandem em mim. E, se calhar tudo isto vem a propósito das opções políticas. Já tenho feito muito “voto útil” engolindo autênticos elefantes. Mas optei, escolhi. Agora olho à minha volta e sinto-me cheia de dúvidas, o panorama não é dos mais felizes, as opções estão limitadas. Mas não, não me vou resignar, tem de haver uma saída a questão é encontrá-la.
Escolho lutar!
M.L.

Sem comentários: