sábado, 17 de abril de 2004

Um assunto muito sério


Eu acredito que este post apesar de um tom ligeiro não foi escrito a brincar. Tenho a maior simpatia pelo BdE e nunca acreditaria que iam brincar com uma coisa tão séria, apesar de ter sido escrito de um modo, para o meu gosto, demasiado leve.
Eu estou preocupadíssima. Não, não tenho nenhuma criança desta idade, mas acho que se justifica um esclarecimento muito sério e muito claro aos pais. Quase sempre os técnicos de saúde utilizam termos, que são rigorosos e exactos – o que está certo porque são cientistas – mas devem levar em conta que quando estão a falar para leigos, falar assim é o mesmo que não dizer nada. Minto. É pior do que não dizer nada! Porque quando não se entende o que nos dizem entra-se ainda mais em pânico.
Parecia-me da maior importância que, ao menos desta vez, os media procurassem alguém que soubesse dizer em palavras de duas sílabas o que se está a passar com os meninos atacados por uma infecção tão grave, tão grave, que mata mesmo. A dor de perder um filho é a maior dor do mundo! Sente-se como qualquer coisa “contra-natura”, um absurdo, um erro divino. É dos tais assuntos que só quem o viveu tem o direito de falar dele.
E agora tenta-se explicar que não é uma epidemia, etc, etc. Sim senhor, não é epidemia porque ainda não atingiu o número de casos que justifiquem o nome. Então esperamos que se chegue lá? Não devemos espalhar o pânico. Concordo inteiramente! Mas as pessoas só controlam o pânico com uma informação onde possam confiar. Onde é que ela está?
E depois, um aspecto aparentemente comezinho: se os meninos não vão para os infantários, ficam em casa. As mães tomam conta deles, não é? Como vão reagir os patrões destas mães? Pessoas que só ganham quando trabalham, por exemplo. E ficando em casa já não há perigo de contágio? Não poderá a família ficar toda doente?
SOS ! Informação correcta precisa-se com muita urgência!
M.L.

Sem comentários: