terça-feira, 6 de abril de 2004

Silêncios

Acabo de ver, agora mesmo, no Barnabé
este cartaz e impressionou-me mais do que qualquer dos outros que eles têm publicado. Já aqui gabei e magnífica ideia que eles tiveram em reconstituir os cartazes da época. Na altura tinha dito que também tinha tido a mesma ideia, de publicar todos os dias algo alusivo ao 25 de Abril, e de facto assim tenho feito. Mas a minha homenagem é um pouco á minha dimensão. Tenho publicado o que vou encontrando e que faz sentido para mim. O Barnabé, com a explêndida colecção de cartazes de época, tem feito reviver aos mais antigos emoções várias, da comoção, à irritação, à ironia, ao enternecimento.
Este de hoje não é o famoso cartaz da Maioria Silênciosa que desencadeou o 28 de Setembro e sim o que o combateu. Mas o "boneco" está lá, e ainda arrepia. E até a designação provocatória e insultuosa de "silenciosa" quando se algo se tinha conquistado era exactamente o direito á palavra, já dava logo vontade de discutir. O curioso é que essa atitude se mantem muito. Encontramos ainda muito por aí, gente que se vitimiza conscientemente dizendo que "nem diz nada" insinuando com isso que tem muito que dizer mas não pode... É uma atitude que me irrita bastante. Essas pessoas poderão dizer que não encontram palavras, ou não têm o dom de saber falar, ou por pessimismo acham que ninguém os vai ouvir. Agora escolher o silêncio como opção, e chutar a responsabilidade para os outros parece-me...Não queria ser agressiva e risquei a palavra que me ocorreu. Como vou dizer? ...um receio injustificado! Quem lhes faria mal se se queixassem?
E a tal Maioria Silenciosa, foi o que se viu... Silêncio podia existir, mas maioria???
M.L.

Sem comentários: