segunda-feira, 19 de abril de 2004

O mistério do "Estranho caso dos cartazes duplicados"


Guerra dos Cartazes? Guerra dos Cartões?
Nestas questões de eleições e preparação para as mesmas existem umas personagens com um papel importantíssimo que são os publicitários. Campanhas de marketing, assessores de imagem, e figuras com profissão cujo nome não sei, nem me interessa saber, constituem chaves decisivas para um bom ou mau resultado eleitoral. É a lei da concorrência aplicada à política partidária. Inicialmente este aspecto chocou-me, na minha inocência, mas entendi logo que é assim mesmo e não há cá conversas românticas.
Ora nesta linha de pensamento, está-se a passar um fenómeno que me deixa muito perplexa.
Há algum tempo, surgiram uns outdoors com uma imagem de uma mão, presumivelmente de um árbitro/eleitor, empunhando um cartão amarelo onde estavam enunciadas algumas das promessas eleitorais que os candidatos PSD/PP tinham feito há 2 anos e ... não tinham chegado a cumprir. Enfim, era uma ideia. Melhor do que a dos outros cartazes, de triste memória, que aparentemente tinham sido apenas ideia da concelhia do PS onde acusavam a autarquia de Lisboa de não fazer coisas que não seriam mesmo da sua competência. Estes cartazes, dos cartões amarelos, não sendo uma ideia genial, ...enfim, passavam.
Agora, aparecem, mesmo lado a lado, outros rigorosamente iguais, onde o cartão é vermelho, assinados pelo PSD/PP. Olhando com mais atenção, vê-se que a mensagem é que se não fossem eles Portugal tinha recebido o tal cartão vermelho da Europa. Para além da ideia ser arrevesada, e de leitura difícil porque quem passa distraído o que conclui é que é uma segunda mensagem do PS agora a mandar o governo para a rua, parece ser algo de semelhante a um plágio! Mas isso é possível? Um criativo publicitário pode ter uma ideia e outro copiá-la?
Neste mundo já tenho visto muita coisa, mas esta é das mais estranhas. Houve 2 ideias coincidentes rigorosamente no mesmo minuto? Quando deram por isso já os cartazes estavam feitos? Era muito caro fazer outros? Isto são ideias que me vão ocorrendo a ver sde entendo alguma coisa.
É que eu não tenho nada contra o futebol, em doses razoáveis. Mas, ver o país todo, praias até, transformado em estádio como a publicidade ao Euro o mostra, e agora a futebolite já transbordar para a política parece-me que me apetece acreditar em Teorias da Conspiração e imaginar que a nossa terra foi invadida por alliens que andam a gozar connosco. Só pode!
M.L.

Sem comentários: