terça-feira, 24 de fevereiro de 2004

Aviso aos pais

Ontem, por motivos familiares, fui ao cinema ver um filme chamado “A Casa Assombrada”. Não, não vou entrar no campo da crítica de cinema, outro dia será. O que me deixou inquieta foi aquilo ser um filme da Disney, com o Eddie Murphy, e com todas as indicações de se tratar de um filme bom para meninos. Era Comédia/Fantasia. Eu ia tranquila quanto a isso, e apesar de uma voz amiga, me ter dito “tens a certeza de que não é mesmo assombrada?” ia muito convicta de que era tudo a brincar e muito levezinho. Bolas, o Gasparzinho também era um fantasma, não era? E não me lembro de ouvir falar em crianças que tivessem pesadelos com o Gasparzinho.
Pois bem, os fantasmas, de facto, podiam ser vistos por qualquer idade. Uns perfeitamente reais que, plofft, desapareciam em nuvem, outros transparentes como no Harry Potter. Quanto a fantasmas, no problem, qualquer criança de hoje come-os ao pequeno-almoço
Mas há uma sequência, muuuuito prolongada, passada numa cripta/túmulo de um cemitério que, aviso quaisquer pais para terem cuidado. O Eddie tem de abrir um túmulo e tirar uma chave. Só que a chave está “enterrada” no corpo de uma espécie de múmia que cria vida própria. E. segundos depois, ele vê-se perseguido por hordas de criaturas, naquele estado semi-putrefacto onde ainda não são esqueletos mas estão em estado avançado de decomposição. Talvez fosse para ter graça, o medo do Eddie, mas o que vi à minha volta foi muita gente a fechar os olhos e agarrados às cadeiras.
Acabou bem, é claro. Mas, à saída, os sorrisos que vi eram muito amarelos.
Alguém me diz qual a vantagem daquelas imagens? Exorcizar o medo da morte? Rir com o horror? Atenção, era para crianças, era da Disney!

.
M.L.

Sem comentários: