domingo, 29 de fevereiro de 2004

Vermelhos ou Encarnados

Uma das facetas que mais me agradam na blogosfera ( nos blogs que eu leio, como é evidente, era impossível e nem me apetecia lê-los todos...) é não só a diversidade de temas que se abordam como a paixão, mais a sério ou mais divertida com que são tratados.
Ontem foi dia de futebol porque o Benfica fazia anos. Cem anos. Realmente são muitos e foi engraçado ver por aí postadas várias bandeirinhas encarnadas, de águia de aza aberta.
O futebol não é coisa que me faça emocionar muito, embora agora que falo no assunto acho que o primeiro post que escrevi aqui, no Cão de Guarda, era exactamente sobre o tema, chamava-se O 3º Efe. Mas o que é interessante observar como um sinal dos tempos é que com a Democracia e o decorrer dos anos a diferença entre Sporting e Benfica é apenas e só clubística. Eu até pendo para o primeiro, por ambiente familiar. Mas ainda não foi assim há tanto tempo que se considerava o Sporting como um clube elitista, de meninos bem, enquanto o Benfica era o clube do povo. E ia-se mais longe – o Benfica era encarnado! Portanto era do povo, só podia!!! Eram uns tempos onde havia diferença entre encarnado e vermelho. Encarnado era uma côr. Vermelho uma posição política.
M.L.

Sem comentários: