segunda-feira, 9 de fevereiro de 2004

País temperado

Falar do tempo é quando não há mais nada a dizer, parece. Mas hoje apetece-me fazer este comentário porque vivemos numa terra que se diz de "clima temperado". Devia ser bom. Seria a tal eterna primavera, etc, blá, blá, blá. Acontece que já vivi em terras mesmo frias e outras mesmo quentes e juro que era muito mais agradável quanto a bem-estar. Nas terras frias, as casas têm aquecimento central e vidros duplos, assim que se entra a porta da rua o prédio está morninho. As lojas, cinemas, transportes, têm uma temperatura agradável, frio mesmo é na própria rua e aí há casacos, gorros, luvas. Eu, em Lisboa tenho um frio do caraças mas é em casa. Na rua até me aguento mas se vou da sala para a cozinha, do quarto para a casa de banho, sinto que morro enregelada!
E quanto ao calor idem aspas. Numa terra quente, lojas, táxis, serviços públicos, restaurantes, diversões, tudo estava fresco. Tínhamos verdadeiro calor ao andar a pé na rua. Nesta nossa bendita terra, no verão julgamos que morremos, parece uma surpresa sempre que aparece o calor. Desculpem-me, sou eu que sou anormal?
M.L.

Sem comentários: