quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Feios, porcos e maus

No Barnabé, o Daniel Oliveira escreveu um post falando de uma petição que corre para atribuir cidadania europeia aos cidadãos residentes. Explica que se trabalham, pagam impostos, obedecem às leis, ou seja, têm os deveres, seria justo terem também os direitos.
Acredito que este tema vá dar muita controvérsia, porque se compreendem e até aceitam posições diferentes. Mas chocou-me um comentário, logo o segundo na caixa de comentários, que diz textualmente : “Muita desta gente veio para a Europa apenas com o intuito de poder vir ganhar dinheiro, simplesmente porque a Europa é rica e a América fica muito longe”.
Primeiro, o falar em : esta gente. Esta gente??? Os portugueses que foram há 100 anos para o Brasil com o intuito de ganhar dinheiro, ou os que imigraram para o Canadá, para a Alemanha, França, Luxemburgo,.... creio que foi com o intuito de ganhar dinheiro. Só que neste caso não é “esta gente” é “a nossa gente”.
Depois a continuação: “porque a Europa é rica e a América fica longe”. Como é? A Europa é rica? A pessoa que escreve, e deve ser europeu, é rico? O que é isso da Europa? E depois a continuação “...a América fica muito longe” ou seja a Europa é uma 2ª escolha, os menos pobres vão para a América, os mais pobres ficam pela Europa.
Será que tem uma ideia do que são as leis de imigração para a América? E “esta gente” que vem destes países pobres, os seus países de origem são pobres porque certamente eles são preguiçosos, talvez burros, ignorantes, “feios, porcos e maus”, será? Possivelmente o comentário foi escrito sem reflectir, no impulso do momento, e pensando melhor talvez a pessoa não o tivesse feito. Dou-lhe o benefício da duvida.
Mas que há quem assim pense e é lamentável, isso é um facto. Vamos ver o que este post do Barnabé vai dar, que o dia ainda agora começou...

M.L.

Sem comentários: