sábado, 28 de fevereiro de 2004

CARTA AO PÚBLICO NÃO PÚBLICADA...

Em respota às afirmações pessoais de Luís Villas-Boas e sem carácter ciêntifico algum, a Rita - minha mais que tudo - escreveu uma carta ao director do Público, mas esta nunca chegou a ser publicada. Pergunto-me quais os critérios de selecção nas publicações e de uma coisa estou certa, a imparcialidade não é ali chamada...

Aqui vos transcrevo a carta:

O que é afinal a homossexualidade?

Li atentamente a carta do senhor Carlos Gilbert na edição de Público de dia 24 de Fevereiro de 2004 e estranho como algumas pessoas heterossexuais (suponho ser o caso) pensam saber de modo pleno o que é a homossexualidade para afirmar que é uma "moda" ou insinuar que não há monogamia nas relações homossexuais. Lamento informar mas está totalmente errado. A homossexualidade não é uma moda, mas sim uma orientação sexual, tal como a heterossexualidade. O tipo de relações existentes entre pessoas homossexuais (quer casais de duas mulheres ou de dois homens) são tão diversos como o tipo de relações que existe entre os heterossexuais. Não há, e quem conhece de facto uma amosta significativa da população homossexual sabe-o, uma maneira típica de comportamentos, valores, atitudes, ideologias, pensamentos nas pessoas homossexuais e por esse motivo é possível encontrar pessoas de todos os géneros, tal como uma amostra das pessoas heterossexuais mostra o mesmo.

Visto que continua a desinformação entre muitos membros da população portuguesa gostaria de deixar alguns dados para esclarecimento que são dados tipicamente para quem está pouco informado sobre estas questões da orientação sexual homossexual.

O que é a homossexualidade?

Independentemente do sexo por que cada pessoa se interessa, existe na maioria das pessoas uma capacidade para amar. E por amor não queremos dizer só sexo, mas também o desejo de intimidade, afectividade e companheirismo. Na realidade, tanto a homossexualidade, como a heterossexualidade não são muito mais do que isto, excepto que num caso a atração sexual e afectiva é dirigida a pessoas do mesmo sexo e no outro caso a pessoas de sexo diferente. A partir de 1970 começou a surgir uma perspectiva positiva, generalizada, em relação à homossexualidade. A APA (American Psychiatric Association) retirou a homossexualidade do seu "Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais" (DSM) em 1973, depois de rever estudos e provas que revelavam que a homossexualidade não se enquadra nos critérios utilizados na categorização de doenças mentais. Psicológos e sexólogos chegaram à conclusão de que a homossexualidade é uma variante da normalidade.

Os homossexuais são reconhecíveis fisicamente?

Geralmente não é possível ver a homossexualidade através da aparência. Os gays e as lésbicas têm a mesma aparência e agem tal e qual como todas as outras pessoas. As pessoas com maneirismos são uma minoria entre os homossexuais.

As pessoas podem "tornar-se" homossexuais?

As pessoas não "se tornam" homossexuais, mas antes descobrem essa faceta da sua sexualidade. Para praticamente todos os homossexuais, a homossexualidade não é uma escolha. A única escolha feita, quando decidimos viver a nossa sexualidade plenamente, é a de sermos honestos, de sermos nós próprios e de, acima de tudo, sermos felizes.

Será que é mesmo assim?

1. Nas relações homossexuais um ou uma faz o papel de mulher e o outro ou a outra de homem.
Errado. Nas relações homossexuais os parceiros partilham indiscriminadamente os papeis consignados socialmente a ambos os sexos. Isto quer dizer que nenhum finge que é do sexo oposto.

2. Os homossexuais são mais obcecados pelo sexo.
Errado. Sexo é tanto ou tão pouco importante para os homossexuais como para os heterossexuais. O que notamos, na realidade, é que a diferença entre a sexualidade masculina e feminina é bastante mais significativa do que a diferença entre a sexualidade homossexual e heterossexual.

3. Os homens homossexuais são pedófilos e molestam crianças.
Errado. Há proporcionalmente menos homens homossexuais do que homens heterossexuais que abusam sexualmente de crianças.

4. A homossexualidade é causada por um trauma durante a infância.
Errado. Ninguém sabe porque é que algumas pessoas são homossexuais. Há teorias diferentes que falam de hereditariedade e do ambiente. A maioria dos homossexuais não tiveram dificuldades especiais durante a sua infância.

5. Os filhos de homossexuais tornam-se homossexuais.
Errado. As investigações científicas que têm sido feitas mostram que estas crianças tornam-se tanto ou tão pouco homossexuais como os filhos de heterossexuais.

6. Os homossexuais sentem-se atraídos por todos os membros do seu sexo.
Errado. Não é suficiente que a pessoa seja do mesmo sexo. Os homossexuais têm critérios de escolha do parceiro tão exigentes como os heterossexuais.

7. Informação positiva sobre a homossexualidade resulta em mais pessoas "se
tornarem" homossexuais.
Errado. Informação positiva não faz com que haja mais homossexuais. Surgem sim mais pessoas com coragem para se assumir visto que a informação ajuda a diminuir os preconceitos.

8. Uma pessoa é homossexual porque não consegue relacionar-se com os membros do sexo oposto.
Errado. A homossexualidade não tem nada a ver com capacidades de atrair o sexo oposto. Tem sim com o facto de os homossexuais se interessarem por pessoas do mesmo sexo.

Rita
Lisboa

in
http://cacaoccino.blogspot.com/2004_02_01_cacaoccino_archive.html#1077785844887093

Sem comentários: