quarta-feira, 17 de março de 2004

Climas...

Para quem nasceu num país de sol como o nosso, o bom tempo é não só natural como uma condição obrigatória. Quando há muitos dias de mau tempo, falta de sol, neblinas, ficamos zangados com o tempo, como se ele "se portasse mal", não fizesse o seu trabalho bem feito. E depois com esta hiper-sensibilidade, muitos de nós (é certo que falo por mim, mas sei que não sou caso único) sintonizamo-nos com o tempo. Em dias luminosos também brilhamos, se o tempo está sombrio, sombrios ficamos.
Vivi uns anos numa terra onde o céu só estava azul uns dois meses no ano e estive mesmo muito difícil de aturar! Por outro lado, entende-se porque é que o brasileiro tem um modo de encarar a vida com um humor que não tem nada a ver com o nosso. Pudera, com sol todo o ano e um clima muito mais regular.
Nos países tropicais sinto um pouco que aquela calor e humidade nos fazem como que regressar ao ventre materno – deve ser por isso que esses povos são menos enérgicos. Mas cá estou a generalizar que é defeito que detesto. Porque isto dos povos terem uma identidade única só serve para simplificar os pensamentos. E então terras como o Brasil ( e em certa medida os Estados Unidos) que são feitos de uma misturada de gente de variadas raças e origens. E é por isso que reajo muitas vezes quando vejo falar de um povo por aquilo que fazem os seus dirigentes. O que faz a Administração Americana é uma coisa, os americanos são os americanos. Até porque os governos vão mudando, como se viu aqui ao lado, mas o povo é sempre o mesmo.
M.L.

Sem comentários: