quinta-feira, 4 de março de 2004

Mistérios que me ultrapassam

Entendo pouco ( para não confessar que quase nada) dessas coisas de audiências e shares que servem para avaliar os programas de TV. Quero dizer, entendo o que o senso comum também entende - ter audiência quer dizer muita gente a assistir. E por isso, há certos resultados que não consigo engolir por muito que me esforce.
Que as telenovelas tenham grande audiência, percebe-se. Alguns concursos, enfim, também. Algumas séries um bocado tontas, faz sentido que sejam vistas. Mas, em nome de quê, por alma de quem, é que um concurso chamado “O Preço Certo em Euros” está entre os 10 programas mais vistos ? O enredo aliciante é este:
Tres ou quatro concorrentes tiram uns números numa tômbola, e o que tirar o número mais alto ganha. Primeira parte.
O que ganhou vai olhar para uma série de objectos de valor variável, entre viagens, aparelhagens, carro, mobílias, malas, uma colecção de coisas mais ou menos inúteis, e depois deve adivinhar quanto custa aquela tralha toda. Segunda parte.
Ah ! Pode ser ajudado por uns amigos que da plateia lhe vão berrando em altas vozes os seus palpites. Pronto. O concorrente lá diz o que lhe parece e, imagine-se (!) ou ganha ou...perde. Que emocionante. Como é que esta coisa é uma das 10 mais vistas nos nossos 4 canais ? ? ?
M.L

Sem comentários: