quinta-feira, 11 de março de 2004

Dias felizes e dias infelizes

Frase de um post de Luís Rainha no BdE:
«Quem nunca teve um daqueles dias tão recheados de más notícias, correrias, desgraças de formatos e cores variáveis, que parece mesmo pesar-nos demais no peito, emitindo ao entardecer pequenos presságios de dor à laia de aviso de colapso iminente?«
É tal e qual assim. O recheio dos dias tem a mania de vir em cachos de momentos maus ou momentos bons. É um raio de uma magia qualquer. Toda a gente passa por momentos onde parece que as forças dos deuses todos se uniram para nos tramar. Não há nada que não corra mal. Quando se pensa que já tudo aconteceu, descobrimos que ainda há um pequenino azar para nos cair em cima.
O bom, é que a fórmula inversa também funciona. É por revoadas. Há ocasiões onde parece que uma fada azul ou um anjo de azas brancas anda a tomar conta de nós. Tudo nos corre bem. Como se a sorte atraísse mais sorte. E esta fórmula, comigo, tem a mania das grandezas e não se fica por “dias” é mesmo “épocas”. Ao contrário do Luís tive ontem um dia glorioso, completamente doirado, onde tudo o que desejava milagrosamente aconteceu. Quase tenho medo de respirar ainda assim a bola de sabão mágica rebente, e este momento desapareça. Se não rebentar, pode ser que me esteja a aproximar de uma dessas épocas onde a alegria atrai alegria. É a noção, que a linguagem brasileira tornou popular, de “pensamento positivo”. Só que acho que para se pensar positivo temos de ter um ponto de partida já positivo. Nos momentos mais cinzentos não se encontra um ponto sólido para firmar a escada para começarmos a subir. Deve ser por isso que Portugal anda deprimido e pessimista. Olhamos à volta e é difícil encontrar o tal ponto positivo. A não ser que se considere que uma vez que não pode estar pior, agora o caminho só pode ser para cima...
M.L.

Sem comentários: