terça-feira, 9 de março de 2004

Sondagens e reacções naturais

Há um fenómeno muito engraçado quanto às sondagens de opinião. Eu, declaro já, que não percebo mesmo nada do assunto. Números não é comigo, ponto final. Tenho de acreditar que quem faz esses estudos sabe o que faz, e não posso criticar uma coisa que não sei.
Mas, o interessante é ver que quando o que as sondagens vêm ao encontro daquilo que nós pensamos, ficamos reforçadíssimos e a sentir como éramos inteligentes porque já sabíamos aquilo que os números vêm confirmar. Se por azar dizem o contrário do que pensamos, fica-se logo com a ideia de que o trabalho foi mal feito, não é possível aquele resultado.
Eu contra mim falo, porque sinto exactamente o que acabei de escrever! Também me irrito quando não se confirma o que penso e fico toda contente no caso oposto.
E, a propósito, lembro-me sempre, de que há bastantes anos havia no meu serviço uma comissão de trabalhadores. Acontece que eu era uma espécie de "presidente da mesa". Apareciam muitas propostas que eram discutidas e votadas. Um dos colegas fazia muitas propostas e fundamentava-as mas, por vezes, perdia. Dizia então: "Deixa-me explicar melhor; não entenderam" e voltava a argumentar. Votava-se e ele perdia. Repetia: "Desculpa, não entenderam, com certeza. Eu explico melhor" E isto sucessivamente até eu já me rir de gargalhada e dizer: "Desculpa lá! Toda a gente percebeu, só que não concordam!!!!" Lembro-me muitas vezes deste meu amigo, pois se ele estava tão certo de ter razão como era possível não concordarem com ele!?! Todos nós somos um bocadinho assim.

M.L.

Sem comentários: