terça-feira, 2 de março de 2004

Sigamos o ...cherne?... o papel?

Depois de uma reunião exaustiva de 4, 5, 6, nem sei quantas horas, trago comigo esta pérola que diz bem do sistema onde nada a Administração Pública cá da terra.
Quem trabalha há anos na função pública já tem a consciência de que grande parte do mau funcionamento da dita, se deve ao excesso de hierarquia, à não delegação de competências, o que tem como consequência um "engarrafamento" enorme de papelada que tem sempre de ir "à consideração superior". E cada superior tem outro superior o que nos dá a impressão de que Kafka vivia num mundo cor-de-rosa comparado com o nosso.
Mas passemos adiante, que este é assunto para cá voltar mas não era disto que queria falar. Nessa famosa reunião interminável, abordando o problema de propostas que se fazem e nunca têm resposta, ou pedidos que desaparecem, ou documentos para nós importantes e que ficam esquecidos, dizia uma senhora com responsabilidades e pretendendo ajudar e ensinar: “É que não se devem esquecer que devem sempre seguir o papel!” Como ? Devemos seguir o papel ??? Ainda olhei para o lado a pensar que o cansaço me tinha feito ouvir mal. Mas era isso mesmo. Um técnico, um quadro, esforça-se por elaborar um documento, fundamenta-o, etc. mas nada feito se depois não for atrás dele até chegar a alguém que lhe dê a resposta. Assim a modos que um Hercule Poirot dos documentos... Ouve-se, e não se acredita! É mesmo uma Administração Pública expedita e funcional, não é?
M.L.

Sem comentários: