sexta-feira, 19 de março de 2004

Mais DIAS famosos

Hoje, 19 de Março, convencionou-se ser o Dia do Pai. Fica sempre de pé a ironia de se escolher para padroeiro aquele santo que de certeza NÃO era pai, era apenas marido de uma mãe. Por mim, este devia ser o dia dos Santos Maridos.
Por essas escolas e infantários do país as educadoras põem os seus meninos a fazerem prendas para dar aos pais. E, coitadas, bem se esforçam a tentar imaginar qualquer coisa de novo porque entre as capacidades de execução das criancinhas e os estereótipos do que se deve "dar a um homem", a gama possível não é nada variada. Há o desenho emoldurado, o porta chaves, o pisa-papeis, o marcador de livro, ... É claro que, como rapidamente o comércio se apoderou desta festa, depois vem a prenda comprada pela mãe, que as crianças que já não estão em infantários exigem, coisa
a sério. E eu fico parva quando folheio uma revista ou olho para uma montra e reparo nas propostas de prendas para o Dia do Pai! Numa óptica minimamente pedagógica, estes deveriam ser objectos acessíveis a uma mesada de um jovem, mesmo que esta fosse um pouco reforçada pela ajuda económica da mãe. E poucos miúdos de 10, 12, 14 anos tem mesadas para comprar colónias de 50 euros, máquinas de barbear de 85 ou berbequins de 100 euros! Eu sei que o comércio tem de funcionar e também dá emprego a muita gente, mas haja bom senso.
M.L.

1 comentário:

cereja disse...

Que espanto encontrar este post tantos anos depois...
Afinal tudo certo, ainda...